GRUPO PEPEC – Gestão e Revalorização de Resíduos

O Grupo Pepec é uma organização de empresas voltadas ao tratamento sustentável de resíduos urbanos, industriais, comerciais e da construção civil.

Nossas unidades de gestão de resíduos têm atividades complementares, que tornam o material normalmente tratado como lixo uma fonte importante de eco eficiência, que operam rigorosamente sob a égide da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Nossas atividades concentram-se na gestão e revalorização de resíduos, por meio de:

• Reciclagem de resíduos
  • Produção de biomassa para recuperação energética
  • Beneficiamento de resíduos da construção civil
  • Destinação final de resíduos

Nas atividades comerciais, atua nos seguintes segmentos:

• Operação de Unidades de Saneamento (transbordos e aterros)
  • Escavação, transporte e destinação de resíduos da construção civil;
  • Assessoria em licenciamento ambiental

Nas atividades de Responsabilidade Social, apoia os seguintes programas:

• Cursos de Alfabetização
  • Cursos de Inclusão Digital
  • Artesanato
  • Marcenaria (em construção)
  • Cozinha-escola (em construção)
  • Pintura
  • Capoeira
  • Percussão
  • Programa de Reinserção de Pessoas em Situação de Risco no mercado de trabalho
  • Acompanhamento Pedagógico
  • Afromix-voltado à Terceira Idade
  • Pintura em Porcelana

As operações estão divididas entre três unidades de negócios:

• Unidade Jaguaré – Rodolixo
  • Aterro de Inertes Itaquareia
  • Área de transbordo e triagem Aricanduva

Além destas, outras empresas integram o Grupo Pepec, entre elas

• Amoenergy – Fabricação de luminárias de led
  • Roper – Operação de Obras de Nivelamento
  • Depper – Transporte de Residuos da construção civil
  • Viper – Gestão Ambiental de resíduos comerciais (Rede Walt Mart, Atacadão Carrefour)
  • DonaKa – atua no segmento de restaurante, bares e indústria alimentícia

UNIDADE ARICANDUVA

É a unidade de gestão de resíduos da construção civil, demolições e escavações. Tem capacidade para operar 20 mil toneladas/mês, numa área de 2.500 metros quadrados. Está localizada estrategicamente na zona leste de São Paulo, para atender toda região. Todos os resíduos que entram na unidade são triados e destinados segundo A NORMA TÉCNICA ABNT 10004 e, posteriormente, encaminhados para o destino adequado. Os resíduos inertes vão para a Unidade Itaquareia. Os resíduos recicláveis são comercializados no local; e os rejeitos são encaminhados para a Unidade Jaguaré.

UNIDADE DE ITAQUAREIA

Itaquareia é um polo de minério de areia, localizado no município de Itaquaquecetuba, operando há mais de 50 anos na mesma área. Todo esse período de extração gerou uma cava que, estima-se, tenha 80 milhões de metros cúbicos. O local entrou em processo de recuperação ambiental, ao qual é aplicado o método de disposição de materiais da construção civil.

A empresa licenciada para fazer a recuperação, o gerenciamento e operação dessa área é a Pepec Ambiental. Toda a operação é submetida a rigorosos controles ambientais, com amostras, monitoramento e outros procedimentos exigidos.

Itaquareia é o maior aterro de inertes da cidade São Paulo, com capacidade de recepção de 1.500 viagens/dia. O local recebe 1/3 do entulho que a prefeitura de São Paulo recolhe nos Ecopontos.

UNIDADE JAGUARÉ – RODOLIXO

A empresa está estabelecida há 15 anos. Há cinco anos, foi licenciada a operar com reciclagem, quando se transformou numa unidade de gerenciamento, promovendo a revalorização da coleta de resíduos comerciais, onde a empresa recupera uma fração muito importante dos resíduos que teriam como destino o aterro sanitário.

Basicamente, o resíduo passa, por um triturador, é homogeneizado, classificado e passa por uma classificação automática onde é retirada a fração pesada (orgânicos). Só então é encaminhado à esteira de seleção manual.

No caso da madeira, uma fração significativa é destinada ao Programa de Responsabilidade Social, que a recupera e comercializa, fazendo com que a vida útil desse material perdure por mais um ou dois ciclos. Com a outra parte, produzimos cavaco para a recuperação energética em caldeiras qualificadas e licenciadas que transformarão essa biomassa em energia térmica. Desta forma, a empresa otimiza o transporte, gera renda em projeto social e gera energia térmica que vai movimentar outras estruturas industriais, além de poupar recursos naturais, ao não utilizar áreas do aterro .

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Todo material recuperado é doado para o Instituto Terra, Meio Ambiente e Inclusão Social – IT+ , que emprega pessoas na Unidade, gerando renda e mais dignidade a grupos que antes estavam em situação de risco e degradação social.  Com esse material, o IT+ coloca 18 funcionários fazendo a seleção manual dos recicláveis, e outros funcionários na operação, fazendo a pesagem e manuseio dos resíduos.
O IT+ vende esse material e com a receita paga o salário aos funcionários. E assim a Pepec Ambiental cumpre mais uma das premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Aliás, cumprimos outras.

O Grupo Pepec, desta forma, atende plenamente às cinco premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos: não geração; reutilização; reciclagem, reaproveitamento energético e destinação adequada.

Mais informações:

Silvana Destro